sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

Faleceu Sir Michael Atthya

Muito triste! Assisti uma palestra dele em 1999, do lado do Kiihl. Ele olhou de cara feia para mim pq eu comia amendoim enquanto ouvia a palestra em Inglês, não entendendo nada nem do Inglês e nem da Matemática (rss). Jose Carlos Kiihl já havia me dito que era o maior matemático vivo do mundo, e um dos únicos a receber o título de Sir da rainha da Inglaterra (assim como Newton). Esses dias saiu uma notícia que ele havia provado a Hipótese de Rienmann, compartilhada no grupo e no blog do PODEMOS pelo Gabriel Tomé Silva Brito.



O matemático britânico Michael Atiyah, medalha Fields de 1966 e Prêmio Abel de 2004, morreu nesta sexta-feira (11), aos 89 anos. Considerado um dos mais renomados especialistas nas áreas de topologia, geometria e análise, fez contribuições excepcionais para a construção de novas pontes entre matemática e física teórica, o pesquisador, de origem libanesa, foi professor da University of Oxford e Institute for Advanced Study de Princeton.

Em agosto último, no Rio, Atiyah foi decano do Congresso Internacional de Matemáticos (ICM 2018), onde proferiu a palestra “O futuro da Física Matemática: novas ideias em garrafas velhas”.

Cavaleiro e membro da real Ordem do Mérito, presidente (1990-1995) da Royal Society of London, a mais antiga sociedade científica do mundo, Sir Michael Atiyah conquistou a medalha Fields, o mais renomado prêmio da área, aos 37 anos, pela contribuição que deu à topologia algébrica.

"Além de seu extraordinário talento, Michael Atiyah tinha uma rara capacidade para cruzar as fronteiras da Matemática, sobretudo na direção da Física, levando e trazendo profundas intuições. Para nós fica a lembrança de sua palestra Abel no ICM 2018, talvez o último grande evento em que participou", declarou o diretor-geral do IMPA, Marcelo Viana.

Entre as grandes contribuições que deu à ciência, Atiyah, junto com Friedrich Hirzebruch, estabeleceu as fundações para a teoria-K topológica, ferramenta central em topologia algébrica, que permeia muitos outros campos da matemática. E com Isadore Singer, provou, em 1963, o Teorema do Índice de Atiyah-Singer, que possui vasta possibilidade de aplicações em matemática, assim como em fisica teórica.

fonte: IMPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário