CONSTRUÇÃO DAS REGRAS DO PODEMOS
ALGUMAS REGRAS PARA PROVAS
. O objetivo da declaração de aprovação em submódulo, certificado de aprovação em módulo ou diploma de aprovação em nível é de verificar o real domínio do conteúdo pelo estudante.
.1. O PODEMOS não pode banalizar a concessão de notas sem real aprendizado.
.2. A emissão de certificados deve ser moderada ao ponto de que os cursos sejam valorizados e aceitos como uma prova de conhecimento do aluno e não como algo meramente protocolar ou de conclusão de curso.
. Nenhum aluno será excluído do PODEMOS ou impedido de frequentar qualquer módulo regular do PODEMOS em virtude de não aprovação em módulos anteriores.
. Todo aluno que frequentar um módulo presencial do PODEMOS com 60% de presença ou um módulo online do PODEMOS com 75% de presença, poderá fazer as provas.
.1. Serão oferecidas ao estudante no mínimo 3 oportunidades de aprovação em cada submódulo.
.2. O estudante pode fazer mais de 3 oportunidades caso haja, buscando a aprovação.
.3. A nota do estudante nunca se diminui com outras aplicações.
. As provas dos módulos regulares do PODEMOS conterão todo o assunto previsto na Ementa, não constituindo argumento para exclusão de assunto a dificuldade dos estudantes, o fato do professor não ter ensinado o assunto ou não fornecidas questões similares em simulados, sendo o único critério para definição se o assunto cai ou não na prova a ementa oficial.
.1. Caso verificada a dificuldade insuperável dos estudantes, o cronograma pode ser suspenso ou alterado, os prazos ampliados, fornecidas aulas extras, ou ainda, recolocar os estudantes em módulos mais elementares ou ainda, criar curso especial para suprir a dificuldade.
.2. Em nenhuma hipótese é aceitável a facilitação dos módulos regulares, tendo em vista que o atestado indica o conhecimento do estudante naquele assunto.
.3. Provas elaboradas em nível facilitado serão canceladas, e aplicada nova prova aos estudantes.
. A dificuldade das provas do PODEMOS deve se manter constante, sendo aceitável aumentar a dificuldade com o decorrer do tempo.
.1. Será oferecido simulado para o estudante se preparar para prova.
.1.1. O simulado terá formato semelhante ao da prova, tanto no quesito dificuldade quanto no número de questões e distribuições de assuntos da prova.
.1.2. Simulados feitos em desconformidade com a ementa clássica ou que divirjam da estrutura dos tradicionais e consolidados simulados serão considerados não-oficiais.
.1.3. Não há obrigatoriedade de que a prova fique presa ao simulado, podendo ser completamente diferente, pois, o simulado apenas é um modelo especial de prova.
. O cancelamento de aprovação em submódulo, módulo ou nível, só se fará nas seguintes hipóteses
I - confissão ou comprovação de cola;
II - verificação de que a prova foi aplicada em formato ou padrão diferenciado do comum;
III - verificação de que houve ajuda do professor na aplicação da prova;
IV - verificação de que a prova foi muito mais fácil do que o exigido.
. Constitui falta grave a cola, implicando em:
.1. Cancelamento da aprovação no módulo, submódulo ou no nível, suspendendo a validade de declarações, certificados e diplomas onde constem a aprovação, mesmo que já expedido.
.2. Menção desonrosa do fato no assentamento do estudante.
.3. Observação diferenciada do estudante em todas as outras provas.
.4. Entende-se como confissão de cola qualquer comentário feito em público, em redes sociais ou para colegas do uso de meios fraudulentos na prova.
.5. A verificação de cola pode ser efetuada por meios estatísticos.
. Não haverá questão extra e nem pontuação adicional em nenhuma prova do PODEMOS
.1. As aplicações 1 e 2 da prova do B2 em 2018 continham questões extra, e ficam validadas.
.2. A nota das aplicações 1 e 2 de estudantes que tiraram 10,0 não serão consideradas perfeitas caso os mesmos tenham errado qualquer questão da prova, exclusive as extras.
.3. As questões extras dessas provas serão desconsideradas para fins de CRA.
. Questões incorretas, com enunciados confusos, sem resposta correta ou que tratem de assunto diverso da ementa podem ser canceladas.
.1. É considerado aceitável o cancelamento de no máximo 4 questões de múltipla escolha e 25% do valor total da nota das questões dissertativas.
.2. Quando houver cancelamento de número aceitável de questões as notas serão atribuídas para todos os alunos.
.3. A aprovação simples ou plena e a conceção de destaque ou distinção precisam levar em conta apenas as questões não canceladas.
.4. Provas onde o cancelamento foi superior ao aceitável terão as notas distruídas entre as questões e realizado procedimento para equilibrar a nota.
. Qualquer aluno poderá reclamar de questões incorretas, confusas, sem resposta ou de assunto diverso da ementa.
.1. Não constitui motivo de reclamação válido o fato da questão não ter sido ensinada pelo professor, ser muito difícil ou não ter questão parecida no simulado.
.2. O aluno terá até 48 horas após a publicação do gabarito oficial para reclamar das questões, podendo fazer a reclamação via WhatsApp ou e-mail.
.3. Os gabaritos serão publicados no blog do PODEMOS e enviada no grupo do WhatsApp até a criação de site oficial do PODEMOS.
.4. Até a montagem de estrutura específica para reclamação de questões incorretas, será aceito como meio de prova da reclamação feita no prazo "prints" ou cópias; e, após a criação desse mecanismo, as reclamações poderão continuar sendo feitas via WhatsApp ou meios informais, porém, sem possibilidade da validação de provas de cumprimento do prazo.
.5. Após esgotado o prazo o professor deverá publicar os resultados, não cabendo mais recurso quanto à essas questões.
.6. O professor, a seu critério, poderá refazer a correção e alterar os resultados já publicados para beneficiar um ou mais estudantes.
. A matrícula no PODEMOS é condição necessária para que o estudante faça as provas do PODEMOS.
.1. Existem dois tipo de matrícula:
a) Matrícula provisória, que pode ser feita com formulário simples, preenchimento de formulários na Internet ou aproveitamento de matrículas anteriores.
b) Matrícula definitiva, que consiste na entrega de questionário completo respondido e mais cópia de documento de identificação.
.2. A emissão de Registro Acadêmico não significa que o estudante está matriculado.
.3. A matrícula provisória não impede a realização de provas.
.4. A matrícula definitiva pode ser exigida para emissão de declarações, certificados ou diplomas.
.5. Não se confunde matrícula com inscrição para o curso.
.6. A qualquer momento podem ser exigidos novos documentos ou questionários complementares.
. A inscrição nos cursos regulares do PODEMOS é condição para garantia do estudante da oferta de aulas, provas, acesso à plataforma Moodle e outros recursos do PODEMOS.
.1. A inscrição para os cursos deverá ser feita obrigatoriamente online, podendo ser aberta exceção para estudantes do PODEMOS P e E, cuja inscrição poderá ser feita em papel.
.2. Alunos já matriculados no PODEMOS poderão fazer inscrição simplificada, sem necessidade de informar todos seus dados novamente, mas apenas RA e informações essenciais para o curso, como horários, modalidade e opções de aulas.
.3. Essa regra não se aplica para cursos que se iniciarem antes de 8 de março de 2019
.4. Nenhum aluno não inscrito será impedido de frequentar as aulas, porém, caso o estudante não regularize sua inscrição até o dia da primeira oferta da prova, essas presenças não poderão ser computadas.
.5. Essa regra não se aplica para cursos especiais.
. Poderão fazer as provas dos módulos regulares do PODEMOS.
.1. Estudantes devidamente inscritos nos módulos, com 60% de presença.
.2. Estudantes devidamente inscritos nos módulos, com menos de 60% de presença, porém, que justificou as suas faltas e comprovou ter estudado em casa, seja pela plataforma virtual do PODEMOS ou assistindo aos vídeos do curso ou realizando os simulados, a critério do professor.
.2.1. No caso acima o estudante deve ter se inscrever dentro do prazo e entregue a ficha de matrícula.
.3. Estudantes que tenham feito de forma regular, devidamente inscritos, o mesmo módulo, com a mesma ementa, em ofertas anteriores, mesmo que em outra localidade.
.3.1. No caso acima o estudante precisará requerer expressamente a realização da prova na data que desejar.
.4. Estudantes inscritos para modalidade online do PODEMOS, quando ofertada, e tiverem realizado 75% das atividades online, salvo liberalidade do professor formalmente justificada e registrada na ata da prova.
.5. Estudantes que tenham feito qualquer prova do mesmo módulo antes de 8 de março de 2019, independente de inscrição.
.6. Estudantes inscritos nos programas de certificação do PODEMOS, ofertados de forma regular.
Paragrafo 1 - Essas regras não se aplicam para as ofertas do B1, B2, B3, B4, B5, P1A, P1B, E1 iniciadas antes de 8 de março de 2019, independentemente de quando as mesmas se encerrarem, incluídas aqui a prova regular, a recuperação e a Nova Oportunidade.
a) No caso desse parágrafo cabe ao professor o estabelecimento dos critérios para aplicação da prova, sempre mantendo-se o bom senso.
b) Mesmo nesse caso, nenhum certificado deve ser emitido antes da entrega de matrícula, ainda que simplificada.
(Aproveitamento de notas)
(Tamanho e formato, divisão de submódulos)
Nenhum comentário:
Postar um comentário