quarta-feira, 26 de dezembro de 2018

TEIMOSIA QUE DESTRÓI


Talvez o que mais prejudique todo o resto da vida de algumas pessoas é a teimosia delas.

Hoje conversava com um estudante para ele fazer o curso e ele só dizia "NÃO", sem argumentar mais. Eu falei como isso poderia ter um potencial transformador na vida dele, e ele ignorou.

Não foi a única vez hoje. Alguns alunos desistiram, mesmo que você argumente o óbvio, e eles não entendem. Você mostra que a escola comum não é suficiente, e não supre as necessidade mínimas dele, e ele não quer.

É complicado. É difícil.

Quando a gente fala: "é importante", você deve pensar no que estarmos falando, analisar, pensar, refletir.

Esses tempos atrás um estudante, que também é meu aluno, desistiu do curso, e nada que eu falasse adiantava, parecia uma "mula empacada". Isso significa que meus longos sermões sobre a importância do estudo durante as aulas do PODEMOS não adiantaram nada, entraram pelo ouvido e saíram pelo outro.

Adultos tendem a ser menos teimosos com a experiência de quem se dá bem em uma área. Eu sempre fui um dos melhores na minha área e em fazer provas de todos os tipos e a vida inteira tentei ajudar as pessoas com meus conselhos e orientações. Incrível que patente e óbvio o meu sucesso nisso, as pessoas deveriam ouvir, prestar atenção.

Os melhores alunos da minha vida não são os que estudaram mais, mas os que prestaram mais atenção no que eu estava falando, confiaram em mim, me admiraram, sabiam que eu fiz a coisa certa e me seguiram.

Tem que ter responsabilidade com a vida, aproveitar as oportunidades, ouvir quem sabe do que está falando, e seguir os conselhos.

Não faça besteira com a sua vida, pois é irreversível. ESCUTE QUEM TEM EXPERIÊNCIA, pois em geral a pessoa sabe o que está falando. Claro que não é um escutar cego, mas quando a pessoa te diz: "olha, esse curso é bom, funciona, está transformando a vida das pessoas", é pelo fato de que merece ser ouvido.

Principalmente quando a pessoa te adverte: "você está fazendo uma besteira".

Eu sei que quem me ouve pode ser senhor de seu destino, escolher sua profissão no futuro. Ouvir os meus conselhos pode render $$$$$$$$$$, economizando milhares de reais gastos no futuro com cursinhos, viagens para faculdades distantes, mensalidades escolares, vestibulares caros, e também pode economizar no sentido que você me ouvindo pode eventualmente vir a ter uma profissão melhor.

Muitos se arrependeram de não ouvir o que eu tinha a aconselhar - perderam oportunidades transformadoras. Outros sequer vão perceber, pois estão sofrendo por não passarem no Vestibular, no Concurso, não conseguirem a vaga na escola militar ou federal, por não conseguirem entrar em Medicina. Não vão entender que não conseguem, pq no passado não me ouviram.

Alguns nunca vão ter noção de que poderiam ter transformado suas vidas se não teimassem... Eles acham que estão certos, e que é a opinião deles, enquanto é cagada com a vida.

Aprender é simplesmente mudar de postura, mudar a visão das coisas, mudar a opinião, mudar as habilidades, mudar a percepção. Aprender é mudar.

Prof. Otávio Sales



A imagem é a tela "Persistência da Memória" do pintor surrealista Salvador Dali


Nenhum comentário:

Postar um comentário