quarta-feira, 22 de abril de 2020

PROJETO PODEMOS 2022


1 ESTRUTURA DO PODEMOS 2021
                O PODEMOS desde 2018 está conseguindo muitos resultados, com mais de 100 medalhas, incluindo o único ouro de escola pública da OMM e da OMU e 5 ouros da OBMEP.
                O PODEMOS é focado em alunos de escola pública, e não cobra pelas suas tarefas. Tem como objetivos:
- favorecer o domínio pleno da Matemática, pois quem tem domínio em uma disciplina percebe as estruturas para ter domínio nas outras disciplinas;
- conscientizar que o ensino escolar é insuficiente para alunos talentosos ou com aptidão para determinadas áreas, pois, o ensino escolar atende pessoas com diferentes níveis ao mesmo tempo, sendo impossível o pleno desenvolvimento do estudante no ambiente escolar ou estudando os conteúdos propostos pelos professores, por melhor que eles sejam;
- inserir o estudante num ambiente acadêmico, tendo contatos com outros alunos de alto nível, o que favorece muito a formação;
- oferecer ensino de Matemática de alto nível, com rigor e correção, seguindo uma concepção curricular que permita ao estudante se sair bem em todo tipo de prova de Matemática e não apenas em algumas delas;
- criar uma comunidade de práticas, com a participação de eventos na área de Matemática e áreas afins, interagindo com outros colegas;
- desenvolver o senso de disciplina no estudante, para buscar a aquisição de duas habilidades: a autonomia e a criatividade;
- incentivar a participação em olimpíadas outras atividades similares, divulgando os potenciais dos estudantes, como forma de estímulo;
- fomentar, por intermédio da aquisição de conhecimento, a possibilidade do estudante traçar o próprio futuro, acreditando que conhecimento é uma forma de poder e mecanismo de busca da felicidade, que deve ser feita sem ingerências ou palpites não solicitados das outras pessoas na vida adulta, mas pela tomada de consciência pelo conhecimento.

2 EQUIPE
                O PODEMOS precisa de uma equipe de voluntários para atender seus objetivos. Essa equipe atuará principalmente a distância
                Esses voluntários serão captados também nas cidades de atuação.

SETOR DE ENSINO LOGÍSTICA E ACESSO À INFORMAÇÃO - SELAI
Tutores Ead
Serão as pessoas responsáveis por acompanhar os estudantes na plataforma PAPERT. O ideal é um tutor para cada estudante. Podem ser tutores estudantes mais velhos com grande experiência, alunos de graduação ou pós graduação ou professores.
Tutores Presenciais
Cada município que aderir ao PODEMOS deverá ter 3 alunos de ensino médio ou superior, ou adultos com tempo disponível para agir com tutores presenciais. Esses tutores deverão supervisionar a aplicação das provas em cada cidade.
Comissão Organizadora de Provas
Deve ser composta por professores, alunos de licenciatura ou alunos experientes em Matemática, para elaborar questões para as provas, selecionar e formatar as provas dos módulos, segundo as regras do PODEMOS.
Comissão Revisora de Provas
Deve ser a comissão que vai verificar se as provas estão com dificuldade adequada, tempo de resolução da prova adequada, quantidade de questões adequadas, seleção de itens relacionados ao conteúdo. Farão isso com base em parâmetros já estabelecidos
Coordenador Municipal
Deverá ser preferencialmente um professor, que irá inscrever estudantes, imprimir as provas, aplicar as provas, corrigir a prova e enviar as provas escaneadas para a plataforma administrativa do PODEMOS.

SETOR DE ADMINISTRAÇÃO, FINANÇAS E PLANEJAMENTO – SAF
Equipe Administrativa
Será responsável pela inscrição de estudantes em Olimpíadas, imprimir certificados, enviá-los. Também será responsável pela confecção de certificados do PODEMOS.
Equipe Financeira
Será responsável pela captação de recursos e divulgar patrocínios, inclusive buscar recursos públicos e fazer a contabilidade.
Equipe Gestora
Responsável por fiscalização de todas ações, organização de pessoal, estabelecimento e acompanhamento das regras, seleção de olimpíadas para inscrição.

SETOR DE TECNOLOGIA E NFORMAÇÃO - STI
Equipe de Design
Será composta por pessoas responsáveis pela gestão do site do PODEMOS e da plataforma virtual do PODEMOS no Moodle, a PAPERT. Também serão responsáveis pela plataforma administrativa do PODEMOS com cadastros de alunos e professores. Qualquer pessoa que domine a área pode participar.

SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E RELAÇÕES INSTITUCIONAIS - SCS
Equipe de Marketing
Serão responsável pela propaganda e busca de estudantes para participar do PODEMOS, incluindo os cursos e as olimpíadas.

3 ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA INICIAR OS MÓDULOS REGULARES ONLINE
É preciso:
Ø  Equipe montada e em funcionamento, pelo menos as funções básicas
Ø  Plataforma PAPERT montada
o   Serão montados os cursos B1 até B9 e E1 até E7 inicialmente
o   Cada curso terá a seguinte estrutura:
§  27 aulas online
§  Cada aula será composta de:
·         Texto em PDF do conteúdo
·         Vídeo-aula com o conteúdo
·         Lista de Questões sobre o assunto na Plataforma
§  Também haverá 9 atividades globais cumulativas
§  Ao final 3 simulados.

4 FUNCIONAMENTO DOS MÓDULOS REGULARES ONLINE
Funcionará da seguinte forma:
·         Na cidade participante deverá ter um professor responsável, com local para aplicação da prova presencial.
·         As cidades precisam também de 3 alunos do ensino médio ou superior como tutores presenciais.
·         Os estudantes terão 2 meses para estudar os módulos, recorrendo aos professores, tutores presenciais e a distância.
·         No final dos 2 meses, simultaneamente em todas as cidades, haverá a prova do PODEMOS do módulo, nos mesmos moldes padrão (60 questões, do mesmo estilo já clássico adotado pelo PODEMOS em 2018 e mantido)
·         As provas serão enviadas aos professores por e-mail, e essas devem ser impressas pelos docentes, mantendo-se o sigilo total, e aplicada a prova, sem auxílio aos estudantes, em máximo rigor, no mesmo horário em todas as cidades.
·         No mês que não houver prova há recuperação das outras provas.
·         O professor deverá corrigir as provas e escaneá-las ou enviá-las por correio para o PODEMOS (a definir).
A adesão das cidades depende da equipe. A equipe passará por formação.




5 CRONOGRAMA MODELO
Só para esquematizar um modelo de funcionamento

Acesso à plataforma Moodle
Prova
Recuperação da Prova
B1
E1
Janeiro de 2021
Março de 2021
Abril de 2021
B2
E2
Março de 2021
Maio de 2021
Junho de 2021
B3
E3
Maio de 2021
Julho de 2021
Agosto de 2021
B4
E4
Julho de 2021
Setembro de 2021
Outubro de 2021
B5
E5
Setembro de 2021
Novembro de 2021
Dezembro de 2021
B6
E6
Novembro de 2021
Janeiro de 2022
Fevereiro de 2022
B7
E7
Janeiro de 2022
Março de 2022
Abril de 2022
B8
E1
B1
Março de 2022
Maio de 2022
Junho de 2022
B9
E1
B2
Maio de 2022
Julho de 2022
Agosto de 2022









Nenhum comentário:

Postar um comentário