1 ESTRUTURA DO PODEMOS 2021
O
PODEMOS desde 2018 está conseguindo muitos resultados, com mais de 100
medalhas, incluindo o único ouro de escola pública da OMM e da OMU e 5 ouros da
OBMEP.
O
PODEMOS é focado em alunos de escola pública, e não cobra pelas suas tarefas.
Tem como objetivos:
- favorecer o domínio pleno da
Matemática, pois quem tem domínio em uma disciplina percebe as estruturas para
ter domínio nas outras disciplinas;
- conscientizar que o ensino
escolar é insuficiente para alunos talentosos ou com aptidão para determinadas
áreas, pois, o ensino escolar atende pessoas com diferentes níveis ao mesmo
tempo, sendo impossível o pleno desenvolvimento do estudante no ambiente
escolar ou estudando os conteúdos propostos pelos professores, por melhor que
eles sejam;
- inserir o estudante num
ambiente acadêmico, tendo contatos com outros alunos de alto nível, o que
favorece muito a formação;
- oferecer ensino de Matemática
de alto nível, com rigor e correção, seguindo uma concepção curricular que
permita ao estudante se sair bem em todo tipo de prova de Matemática e não
apenas em algumas delas;
- criar uma comunidade de práticas,
com a participação de eventos na área de Matemática e áreas afins, interagindo
com outros colegas;
- desenvolver o senso de
disciplina no estudante, para buscar a aquisição de duas habilidades: a autonomia
e a criatividade;
- incentivar a participação em
olimpíadas outras atividades similares, divulgando os potenciais dos
estudantes, como forma de estímulo;
- fomentar, por intermédio da
aquisição de conhecimento, a possibilidade do estudante traçar o próprio
futuro, acreditando que conhecimento é uma forma de poder e mecanismo de busca
da felicidade, que deve ser feita sem ingerências ou palpites não solicitados das
outras pessoas na vida adulta, mas pela tomada de consciência pelo
conhecimento.
2 EQUIPE
O
PODEMOS precisa de uma equipe de voluntários para atender seus objetivos. Essa
equipe atuará principalmente a distância
Esses
voluntários serão captados também nas cidades de atuação.
SETOR DE ENSINO LOGÍSTICA E
ACESSO À INFORMAÇÃO - SELAI
Tutores Ead
Serão as pessoas responsáveis por
acompanhar os estudantes na plataforma PAPERT. O ideal é um tutor para cada estudante.
Podem ser tutores estudantes mais velhos com grande experiência, alunos de
graduação ou pós graduação ou professores.
Tutores Presenciais
Cada município que aderir ao
PODEMOS deverá ter 3 alunos de ensino médio ou superior, ou adultos com tempo
disponível para agir com tutores presenciais. Esses tutores deverão supervisionar
a aplicação das provas em cada cidade.
Comissão Organizadora de Provas
Deve ser composta por
professores, alunos de licenciatura ou alunos experientes em Matemática, para
elaborar questões para as provas, selecionar e formatar as provas dos módulos,
segundo as regras do PODEMOS.
Comissão Revisora de Provas
Deve ser a comissão que vai
verificar se as provas estão com dificuldade adequada, tempo de resolução da
prova adequada, quantidade de questões adequadas, seleção de itens relacionados
ao conteúdo. Farão isso com base em parâmetros já estabelecidos
Coordenador Municipal
Deverá ser preferencialmente um
professor, que irá inscrever estudantes, imprimir as provas, aplicar as provas,
corrigir a prova e enviar as provas escaneadas para a plataforma administrativa
do PODEMOS.
SETOR DE ADMINISTRAÇÃO,
FINANÇAS E PLANEJAMENTO – SAF
Equipe Administrativa
Será responsável pela inscrição
de estudantes em Olimpíadas, imprimir certificados, enviá-los. Também será
responsável pela confecção de certificados do PODEMOS.
Equipe Financeira
Será responsável pela captação de
recursos e divulgar patrocínios, inclusive buscar recursos públicos e fazer a
contabilidade.
Equipe Gestora
Responsável por fiscalização de
todas ações, organização de pessoal, estabelecimento e acompanhamento das regras,
seleção de olimpíadas para inscrição.
SETOR DE TECNOLOGIA E
NFORMAÇÃO - STI
Equipe de Design
Será composta por pessoas
responsáveis pela gestão do site do PODEMOS e da plataforma virtual do PODEMOS
no Moodle, a PAPERT. Também serão responsáveis pela plataforma administrativa
do PODEMOS com cadastros de alunos e professores. Qualquer pessoa que domine a
área pode participar.
SETOR DE COMUNICAÇÃO SOCIAL E
RELAÇÕES INSTITUCIONAIS - SCS
Equipe de Marketing
Serão responsável pela propaganda
e busca de estudantes para participar do PODEMOS, incluindo os cursos e as
olimpíadas.
3 ESTRUTURA NECESSÁRIA PARA INICIAR
OS MÓDULOS REGULARES ONLINE
É preciso:
Ø Equipe
montada e em funcionamento, pelo menos as funções básicas
Ø Plataforma
PAPERT montada
o
Serão montados os cursos B1 até B9 e E1 até E7 inicialmente
o
Cada curso terá a seguinte estrutura:
§
27 aulas online
§
Cada aula será composta de:
·
Texto em PDF do conteúdo
·
Vídeo-aula com o conteúdo
·
Lista de Questões sobre o assunto na Plataforma
§
Também haverá 9 atividades globais cumulativas
§
Ao final 3 simulados.
4 FUNCIONAMENTO DOS MÓDULOS
REGULARES ONLINE
Funcionará da seguinte forma:
·
Na cidade participante deverá ter um professor
responsável, com local para aplicação da prova presencial.
·
As cidades precisam também de 3 alunos do ensino
médio ou superior como tutores presenciais.
·
Os estudantes terão 2 meses para estudar os
módulos, recorrendo aos professores, tutores presenciais e a distância.
·
No final dos 2 meses, simultaneamente em todas
as cidades, haverá a prova do PODEMOS do módulo, nos mesmos moldes padrão (60
questões, do mesmo estilo já clássico adotado pelo PODEMOS em 2018 e mantido)
·
As provas serão enviadas aos professores por
e-mail, e essas devem ser impressas pelos docentes, mantendo-se o sigilo
total, e aplicada a prova, sem auxílio aos estudantes, em máximo rigor, no
mesmo horário em todas as cidades.
·
No mês que não houver prova há recuperação das
outras provas.
·
O professor deverá corrigir as provas e
escaneá-las ou enviá-las por correio para o PODEMOS (a definir).
A adesão das cidades depende da
equipe. A equipe passará por formação.
5 CRONOGRAMA MODELO
Só para esquematizar um modelo de
funcionamento
|
Acesso à plataforma Moodle
|
Prova
|
Recuperação da Prova
|
B1
E1
|
Janeiro de 2021
|
Março de 2021
|
Abril de 2021
|
B2
E2
|
Março de 2021
|
Maio de 2021
|
Junho de 2021
|
B3
E3
|
Maio de 2021
|
Julho de 2021
|
Agosto de 2021
|
B4
E4
|
Julho de 2021
|
Setembro de 2021
|
Outubro de 2021
|
B5
E5
|
Setembro de 2021
|
Novembro de 2021
|
Dezembro de 2021
|
B6
E6
|
Novembro de 2021
|
Janeiro de 2022
|
Fevereiro de 2022
|
B7
E7
|
Janeiro de 2022
|
Março de 2022
|
Abril de 2022
|
B8
E1
B1
|
Março de 2022
|
Maio de 2022
|
Junho de 2022
|
B9
E1
B2
|
Maio de 2022
|
Julho de 2022
|
Agosto de 2022
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário